quarta-feira, 2 de setembro de 2009

GRUPO DE ARTETERAPIA


A ARTE COMO TERAPIA

Por volta de 1910, Sigmund Freud publicou vários trabalhos analisando artistas e sua arte, atentando ao fato de o inconsciente manifestar-se por intermédio de imagens que funcionam como uma catarse, que, escapando da censura do consciente, facilitam o acesso aos conteúdos mais secretos do ser.

A Dra. Nise da Silveira, tratando os internos psiquiátricos no Rio de Janeiro, desempenhou papel relevante na valorização da arte como método terapêutico, na aplicação da psicologia junguiana e no desenvolvimento da função criadora nas pessoas.

A Arteterapia, uma nova modalidade de terapia complementar, ganhou impulso com a criação, em 1969 da AATA – American Art Therapy Association, nos Estados Unidos. Foram formadas as Associações de Arteterapia em vários estados do Brasil, aprofundando os estudos nessa área, ocorrendo com o tempo uma integração à prática médica, como demonstrado no I e no II Congresso de Medicina e Artes, em Salvador (Bahia, Brasil) em 2004 e em 2006.

Em Salvador, desenvolvemos uma pesquisa independente nessa área desde 1992, quando criamos o curso Criatividade Cérebro, e percebemos a rapidez na melhora da sintomatologia dos distúrbios psico-afetivos. Consideramos a relevância desse trabalho no tratamento da depressão, no autoconhecimento, nas questões emocionais e de autoestima, utilizando recursos de abordagem não invasiva, lúdica e afetiva, resgatando nas pessoas o gosto pela Vida através da Arte.


O que é a Arteterapia

Vivenciar o processo terapêutico através da atividade artística. Esta seria a descrição mais simples para definir a Arteterapia.

Para transformar um estado emocional, é necessário entrar em contato com ele, e a arte permite esse diálogo. A partir do momento em que reconhecemos esse estado como um símbolo, tornando-o familiar de uma forma positiva, conseguimos elaborar melhor nossa relação com ele. E a arte permite tal transformação.

Em comunidades onde a tensão, o estresse, as situações de doenças ou perdas são constantes, a Arteterapia proporcionará um aumento da autoestima, de crescimento individual, entendimento das situações, o exercício criativo, aumento da confiança e do poder de superação, a melhora da qualidade de vida, melhora das relações consigo mesmo e com os outros, a aceitação de si mesmo e um melhor posicionamento diante das adversidades.

A arteterapia pode ser vivenciada por todos. A arte por si só já é uma atividade terapêutica, que mesmo sem tal enfoque, já proporciona bem estar, desenvolve a criatividade e relaxa. É também excelente meio de comunicação, facilitando as relações interpessoais, pois através da arte o indivíduo consegue transmitir com muito mais facilidade os seus sentimentos.

Quem é o arteterapeuta

O arteterapeuta é um profissional capaz de facilitar este processo no cliente a partir da escolha adequada dos materiais artísticos, da leitura de todo o processo arteterapêutico, da observação comportamental do cliente e orientação amorosa e paciente de cada caso. Através do estudo das técnicas artísticas e dos materiais também somos capazes de oferecer ao cliente um caminho que ativará ou desbloqueará determinadas emoções.

A Arteterapia é uma Terapia Complementar e já reconhecida como profissão em diversas partes do mundo.

O arteterapeuta, portanto, utiliza recursos artísticos como: artes plásticas, poesia, dança, música, teatro, modelagem, ou outras formas de expressão, para proporcionar o autoconhecimento e a melhora do estado emocional da pessoa que o busca como terapeuta.

Ele pode focar seu atendimento nas mais diversas abordagens terapêuticas ou correntes psicológicas.

A arteterapia vem sendo usada em clínicas, hospitais, escolas, empresas, como mais um recurso de crescimento interior e bem-estar das pessoas.

Através dos meios que mais tem afinidade, percebe a arte como um processo de comunicação não-verbal, onde tem menos importância o resultado e a estética do trabalho. A importância maior está naquilo que a arte revela do inconsciente e o seu efeito no consciente, melhorando o seu viver e o seu sentir.

O arteterapeuta junguiano está sempre trabalhando com as polaridades, a luz e as sombras, o inconsciente pessoal e o inconsciente coletivo, o ego e o self.

NOTÍCIAS SOBRE ARTETERAPIA

http://www.sba.art.br/index.asp - Sociedade Brasileira de Arteterapia
http://www.arteeterapia.com.br/ - Associação Brasileira de Arteterapia
http://asbart.blogspot.com/ - Associação Baiana de Arteterapia
http://www.ijba.com.br/ - Instituto Junguiano da Bahia
http://www.arttherapy.org/news.htm - Arteterapia nos Estados Unidos
http://www.baat.org/events.html - Arteterapia no Reino Unido
http://www.centrostudiarteterapia.org/index.php - Arteterapia na Itália
http://www.universia.es/html_trad/portada/actualidad/noticia_actualidad_trad/params/anyo/2003/mes/Agosto/noticia/gbgej.html - O que ocorreu no VII Congresso Europeu de Arteterapia, entre 18 e 21/09/ 2003, com a participação de representantes de 30 países.
http://www.ubaat.org/ - União Brasileira das Associações de Arteterapia.
http://www.artezen.org/ - Criatividade e Cérebro - Artezen


Nossa Proposta:

- Formação de grupo para vivência arteterapêutica.

Objetivos:

- Experimentar a arteterapia como meio para trabalhar as questões emocionais.
- Aliviar o estresse.
- Desenvolver a autoestima e o relacionamento interpessoal.

Público:

- Pessoas interessadas no desenvolvimento do seu potencial, assim como no seu equilíbrio.

Duração:

- 3 meses

Horário:

- A combinar

Local:

Novo Endereço: Centro Odonto Médico Henri Dunant
Rua Agnelo Brito, 187, sala 107 – Federação
CEP 40210-245 – Salvador – Bahia – Brasil
71 3237-5570 e 8874-1155

Facilitadoras:

Ana Passaro
ASBART / UBAAT: 0059/0809

Arteterapeuta Junguiana e Arte-educadora.
Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas – UCSAL
Pós-Graduação em Arteterapia Junguiana – Instituto Junguiano da Bahia / Fundação Baiana para Desenvolvimento das Ciências
Membro da Associação Baiana de Arteterapia e da União Brasileira de Arteterapia (ASBART/UBAAT).

(71) 8880-1259
Salvador – Bahia - Brasil
anamariapassaro@gmail.com
http://anarteterapia.blogspot.com/

Celeste Carneiro
ASBART / UBAAT – 0035/0906 / ALUBRAT - 08/0003

Membro da ALUBRAT - Associação Luso-brasileira de Transpessoal; da Associação Baiana de Arteterapia e da União Brasileira de Arteterapia (ASBART/UBAAT); do Colégio Internacional dos Terapeutas (CIT - UNIPAZ).
Professora e supervisora de cursos de pós-graduação (Arteterapia Junguiana e Psicologia Transpessoal).
Experiência como instrutora de treinamento na área de criatividade e terapia antiestresse dentro das Organizações. Artista Plástica e Educadora.
Criadora do curso Criatividade e Cérebro – Artezen.
Autora de artigos e livros, como Criatividade e Cérebro - Um Jeito de Fazer Artezen, sendo o mais recente Arte, Neurociência e Transcendência, publicado pela editora WAK.

(71) 3237-5570 / 8874-1155
Salvador – Bahia - Brasil
cel5@terra.com.br http://www.artezen.org/ e http://criatividadeecerebro.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário